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» » Será se chega a Campo Maior? Paulo Martins consegue 20 milhões para levar metro de Teresina a Altos

Nesta segunda-feira (22), o governador Wellington Dias se reuniu com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins. Na oportunidade, foram discutidas a viabilização do metro com trecho para Altos, a recuperação e construção de subestações além da recuperação e limpeza dos trilhos.

O chefe do executivo estadual falou sobre as novas propostas para o metrô. “O presidente Paulo Martins e a diretoria trouxeram o projeto de levar o nosso metrô em uma primeira etapa até a cidade de Altos e também a reforma de 11 subestações incluindo a construção também de novas como a subestação no Ceir toda adequada para pessoas com deficiência, que vai permitir uma forma de a população chegar até o seu tratamento através do metrô", declarou Dias.
Foto: CCOM
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins, destacou que a iniciativa irá proporcionar viagens a baixo custo para a população. “Discutimos a viabilização do trecho do metrô até Altos, a fim de baratear o custo do transporte para as pessoas que moram lá. São cinco mil pessoas que vêm para Teresina todos os dias. É um número grande e nós viemos conversar com o governador para ver condições de financiamento”, antecipa.

Ainda na reunião o governador Wellington Dias autorizou a retirada de lixo e entulhos dos trilhos além de recuperação de toda a malha ferroviária. O orçamento estabelecido para as obras é no valor de R$ 20 milhões.

Fonte: 180graus

MATÉRIA DE 2015

Em 2015 Paulo Martins já tratava do projeto.
O secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, recebeu uma equipe do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para discutir a obra de modernização do metrô de Teresina. Segundo o secretário, em até 60 dias, será lançado o edital para contratação de empresa para execução da obra.

O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 454 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e de operações de crédito realizadas pelo Governo do Estado.

Guilhermano Pires destaca que o projeto de modernização do metrô da capital inclui a revitalização da linha já existente, com recuperação dos trilhos e dormentes; modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação e o fechamento de toda a faixa metroviária, impedindo, com isso, o acesso de pessoas e animais, evitando acidentes.

“Além da recuperação, será feita a duplicação da linha férrea; construção de três novas estações de embarque e desembarque, uma no Mafuá, no São João e outra próxima à Rua Goiás. Está prevista ainda a reforma das estações já existentes e a aquisição de novos veículos, que serão Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), em substituição ao trem utilizado atualmente”, explica o secretário.

Guilhermano destaca ainda a existência de um projeto em tramitação, junto à Companhia Metropolitana de Trens, para a ampliação da linha férrea, interligando Teresina, Altos e Campo Maior.

O secretário acredita que a obra será um marco no desenvolvimento do Piauí. “Essa nova estrutura trará uma melhora significativa no sistema de transporte público da capital, com o aumento na capacidade de transporte de passageiros e mais rapidez no deslocamento”, afirma.

Segundo Antônio Sobral, diretor técnico do metrô de Teresina, a reforma visa implantar um sistema metropolitano eficiente, que tenha maior capacidade de tráfego, com a aquisição de oito novos veículos.

“Com os novos trens, o trecho pode transportar até 50 mil passageiros por dia e reduzir significativamente o tempo de percurso. A modernização também prevê novos projetos para o financiamentode futuras ampliações do metrô, com a implantação de linhas para as regiões Sul, Norte, Leste e Timon”, revela Sobral.

O Secretário deu a informação na manhã desta terça-feira (23) ao Prefeito de Campo Maior, Paulo Martins. Ele ainda disse que está trabalhando para que no próximo dia 03 de julho seja assinada a ordem de serviço para início da obra de pavimentação de 21 ruas em Campo Maior.

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