Publicidade 01

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

publicidade

publicidade

Text Widget

Sample Text

TV 100 Barreiras


GERAL

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES!

SAÚDE

ENTRETENIMENTO


ESPORTE


FOTO DO FATO

» » » Fazenda Tocaia fundada em 1830 é cheia de história e tradições em Campo Maior


A “Fazenda Tocaia” localizada no município de Campo Maior é uma das únicas “casas de fazenda com sobrado”, conhecida no estado do Piauí, que preserva centenas de anos de história e tradições.  

Construída em 1830, a casa sede é uma edificação assobradada, o mirante similar a um dormitório. Sua construção é de alvenaria de pedra e adobe. A cobertura é feita de carnaúba corrida (árvore abundante em Campo Maior) e que era bastante comum ser usada em construções naquela época. 

Palco de histórias de amor e até de filmes, a fazenda conta através do seu grandioso alpendre e dos seus móveis e retratos envelhecidos pelo tempo, que preservar o passado é bem mais que viver o que se foi, e sim uma maneira eficiente se dar conta de como o cotidiano da cidade grande deixa de fazer sentido ao conhecer a calma do interior. 

Nas estruturas dos cômodos principais possuem piso de tabuado corrido, com alguns vãos de ventilação. Nos cômodos restantes, o revestimento é constituído de ladrilho de barro cozido e lajeado nos pisos externos. A distribuição dos aposentos segue a arquitetura tradicional da época, com os cómodos principais à frente e os secundários aos fundos. Possui um cômodo à esquerda da porta principal, com portas na frente, sugerindo que era de uso comercial. Com a exploração da cera de carnaúba e com aumento da produção agrícola, era comum as casas de fazenda terem um cômodo para vendas no intuito de atender as necessidades de uma crescente população rural. 

No conjunto arquitetônico está também à casa do vaqueiro que foi unificada a casa sede, apesar de serem residências distintas. A casa do vaqueiro tem distribuição de cômodos similar a casa sede, porém com as dimensões menores. 






 Edição: Diego Nascimento

Informações e fotos: Abcpd/Wikipédia/meionorte/divulgação

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga