Publicidade 01

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

publicidade

publicidade

Text Widget

Sample Text

TV 100 Barreiras

GERAL

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES!

SAÚDE

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

FOTO DO FATO

» » 1º DE MAIO: Lei Maria Cecília de combate ao suicídio completa 3 anos em Campo Maior


Nesse dia 1° de maio, Campo Maior comemora 3 anos da criação da Lei Maria Cecília. A lei foi sancionada em 2018 onde foi estabelecido em Campo Maior o Dia Municipal de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, ficando instituído que o dia base será sempre no primeiro sábado de maio de cada ano.

A Lei foi sancionada na gestão do ex-prefeito Professor Ribinha. Ficou instituído que durante todo o mês, devem ser realizadas palestras, seminários e atividades voltadas à prevenção ao suicídio, o auxílio aos familiares e amigos, impactados com o luto, buscando esclarecer e mostrando meios de lidar com essa circunstância.

A Lei foi criada após a morte da jovem Maria Cecilia, em Campo Maior. No Piauí, somente Teresina e Campo Maior possuem uma lei de prevenção ao suicídio, no qual a intenção é criar um suporte de apoio a famílias, à comunidade e a todos que estão em uma situação de vulnerabilidade, bem como alertar aos sinais de depressão que podem atingir qualquer um, em qualquer idade ou classe social.

Nesse dia 1º de maio, a Prefeitura de Campo Maior não realizou nenhuma atividade que chame a atenção da população no combate e prevenção ao suicídio. A cidade perdeu nos últimos anos, muitas pessoas para a depressão, uma das maiores causas do suicídio. 

Para corroborar com essa visão, a OMS considera que 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Para isso, bastaria que a pessoa recebesse a ajuda adequada. Porém, como essa pessoa vai receber ajuda se o tema é um tabu, e ninguém fala sobre isso? Ela saberá que existe uma saída? Que o suicídio não é a única opção? Que ela não precisa se sentir estigmatizada ou envergonhada por pensar sobre isso? As pessoas que convivem com ela saberão identificar os sinais e como oferecer apoio?

A depressão é uma doença comum e falar sobre ela não deve ser um tabu. Mas são necessários os meios corretos de abordar o assunto, com responsabilidade e de diversas formas, para que as pessoas tomem conhecimento sobre os sintomas e procurem ajuda o mais rápido possível para sair dessa situação, para encontrar a cura e o alívio para essa mistura de sentimentos que giram em torno de quem enfrenta essa doença.

Durante a pandemia, ouve um agravo no bem estar social de muitas pessoas, uma nova realidade vem de encontro a toda sociedade, a partida de entes queridos e amigos vem levando uma grande parte da população a procurar ajuda psicoterapêutica.

Existe sim uma saída, existe um caminho para a cura, existe uma luz no fim do túnel. Há um caminho para a felicidade, para o bem-estar. Esteja ao lado de quem precisa e ofereça seu apoio e confiança, sem julgamentos, esta é a melhor maneira de ajudar.

Edição: Diego Nascimento

Informações: portaldecampomaior

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga