Publicidade 01

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

publicidade

publicidade

Text Widget

Sample Text

TV 100 Barreiras


GERAL

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES!

SAÚDE

ENTRETENIMENTO


ESPORTE


FOTO DO FATO

» » Geólogo coleta argila de Cocal de Telha para análise em laboratório


Buscando criar alternativa econômica para as famílias que residem nas localidades Árvores Verde e Lagoa Alegre (zona rural de Cocal de Telha), o coordenador regional do PRO Piauí, Antônio Félix, esteve com geólogo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina, Dr Érico Spíndola, fazendo a coleta da argila para análise e ver o grau de pureza do material.

O material coletado será levado para o laboratório do curso de mestrado de Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí – IFPI, para ser feito a caracterização mineralógica, química e tecnológica. Após esses estágios será possível comprovar qual a melhor aplicação da argila.

“Fiquei muito feliz quando chegamos e vimos essas ocorrências bastante intensas aqui por toda região, as lagoas que fazem parte da planície de inundação do Rio Titara que ajuda na qualidade do material. Existe um potencial, vamos analisar o material e depois apresentar para comunidade para que seja desenvolvido um projeto de atividade econômica”, disse o geólogo Érico.

O coordenador regional do PRO Piauí no Território dos Carnaubais, Antônio Félix, disse que a coleta do material foi fruto de uma visita às comunidades e ele perceber o potencial econômico que possui os terrenos argilosos que tem na região.

“Levamos o material para o governador Wellington Dias que nos autorizou a vinda com o técnico e profissional geólogo Dr. Érico para coletar esse material. A nossa convicção é que teremos uma confirmação positiva do material e iremos buscar junto ao SEBRAE que já foi acionado pelo governador para que seja feito a implantação de uma atividade econômica aqui nas comunidades”, disse Antônio Félix.

Antônio Félix disse ainda que o governador Wellington Dias já garantiu investimentos com o coordenador geral do PRO Piauí e Secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, para implantação da cooperativa.

O objetivo dessa ação visa na instalação de uma cooperativa de produção de peças feitas de argilas como: cerâmica, artesanato, aplicação industrial e outras atividades econômicas. Os objetos feitos com argila queimada e esmaltada possuem um valor econômico bastante vendável.  Para se ter uma ideia, uma panela de barro hoje tem preço mínimo de R$ 215,00 (duzentos e quinze reais) em Teresina.

Foto: Geólogo Érico, Antônio Félix e ex-vice-prefeito de Cocal de Telha Manoel Candeia.

Na cidade de Juazeiro, Antônio Félix e o geólogo Érico visitaram o ex-prefeito Zé Valdo, o município que é referência na extração de lajes, também possui um rico solo de argila branca, bastante usada na fabricação de textura. O material foi coletado e levado para laboratório para análise.





«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga