Publicidade 01

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

publicidade

publicidade

Text Widget

Sample Text

TV 100 Barreiras


GERAL

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES!

SAÚDE

ENTRETENIMENTO


ESPORTE


FOTO DO FATO

» » » Sesapi aponta 20 municípios com maior risco da população infectar por Covid

Curralinhos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou os 20 municípios do Piauí com o maior registro de novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Os dados são até o dia 25 de outubro de 2021 e Curralinhos, a 89 quilômetros de Teresina, ocupa o primeiro lugar. 

De acordo com a Sesapi, para indicar a posição de cada cidade, é levado em consideração a quantidade de habitantes e o número de novos casos. Na 20º posição está a cidade de Pedro Laurentino, a 496 quilômetros da capital. 

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, essa listagem indica quais a regiões que apresentam a maior possibilidade dos moradores ficarem doentes por Covid-19. 

“São os 20 municípios de maior risco da população adoecer, que representam risco iminente à população de acordo com o crescimento do número de casos dos últimos dias”, esclarece a coordenadora.  

Amélia Costa explica ainda que ao ser verificado esse risco, a Secretaria de Saúde entra em contato com o município para justificar o motivo desse crescimento de casos. 

“A primeira coisa que a gente faz é ligar para o município, perguntar porque isso está acontecendo e pedir para o município fazer uma investigação”, aponta a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

A coordenadora destaca também que a Sesapi realiza testes para verificar se há circulação de uma nova variante nessas regiões e que a Secretaria se coloca à disposição dessas cidades através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). 

Um levantamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que no período de 09 a 23 de Outubro, 129 cidades do Piauí registraram novos casos. 

Para o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, Emidio Matos, apesar dos avanços da vacinação ainda é preciso ficar atento aos municípios que passaram a registrar esse aumento.

Medidas sanitárias em Curralinhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Curralinhos informou ao Cidadeverde.com que no último dia 27 de setembro a cidade estava com 13 casos ativos. Já em 11 de outubro, houve um aumento para 15 casos ativos e nessa segunda-feira (25), o boletim apontou 70 casos ativos no município, um crescimento de 57 casos nos últimos 30 dias. 

A secretária de Saúde, Delciana Bonfim, disse que o município vai realizar uma testagem de determinados grupos de pessoas para enviar ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) e que ainda não se sabe o que teria provocado esse crescimento de casos. 

“O Estado pediu para a gente fazer uma amostragem de RT-PCR de algumas pessoas e enviar essa testagem de sangue ao Lacen. Estamos sem saber o porque desse crescimento porque nem no pico da pandemia, a cidade não chegou a tantos casos em um tempo muito rápido”, conta Delciana Bonfim. 

A Prefeitura de Curralinhos também publicou um decreto com vigência até o dia 31 de outubro suspendendo todas as atividades que envolvam aglomeração e restringindo o funcionamento do comércio até 18h. A Vigilância Sanitária também segue atuando com fiscalizações na cidade.

Confira lista dos municípios com incidência de casos: 

1º Curralinhos

2º Caldeirão Grande do Piauí

3º São João do Canabrava

4º Lagoinha do Piauí

5º São João do Piauí

6º Miguel Leão

7º Simplício Mendes

8º Prata do Piauí

9º Fronteiras

10º Jardim do Mulato

11º Hugo Napoleão

12º Vera Mendes

13º Agricolândia

14º Itainópolis

15º Valença do Piauí

16º Bertolínia

17º Ipiranga do Piauí

18º Conceição do Canindé

19º Campo Alegre do Fidalgo

20º Pedro Laurentino

 

Rebeca Lima

redacao@cidadeverde.com

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga